ZER – Equipamentos para redução de emissõess

08 de Janeiro de 2015

Como foi divulgado, a terceira fase da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) em Lisboa entra em vigor dia 15 do corrente mês de Janeiro de 2015, para os veículos ligeiros e pesados.

Para os táxis, a partir de 1 de Julho de 2015, apenas poderão circular nas Zonas 1 e 2, desde que respeitem a norma de emissões Euro 1, ou tenham emissões consideradas similares. Ficam assim, em princípio, abrangidos pela proibição os veículos anteriores a 1992 e um ano depois, ou seja, em 2016, os que tiverem sido construídos até 1996 deixarão de poder transitar na avenida da Liberdade e na Baixa.

Consciente dos inconvenientes que estas restrições podem causar a muitos dos industriais, proprietários de viaturas táxi anteriores às datas indicadas, 1992 e 1996, a Antral celebrou um protocolo com uma empresa da especialidade, que produz um dispositivo, o Ultimate Cell, já aprovado pelo IMT, que, uma vez instalado, reduz as emissões de gases poluentes, permitindo, assim, cumprir os limites impostos pela autarquia.

Com este dispositivo instalado, as viaturas táxi anteriores a 1992 e 1996 passam a cumprir as condições para poder circular sem restrições.

Os dispositivos Ultimate Cell, que, também, contribuem para a redução do consumo, já estão prontos, para instalação, na nossa sede.